A Jabuticabeira

Pelos seus frutos os conhecereis” (Mat 7:16), “Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom, ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore” (Mat. 12:33).

Assumimos uma nova casa para Missão Batista em Piabetá da Igreja Batista Zona Norte na semana passada. Lá encontramos uma linda jabuticabeira, repleta de jabuticabas. Não poderia lá encontrar outra fruta. Quando criança em Recife não me lembrava de ter visto jabuticabeiras. Somente as conhecia de assistir Pedrinho e Narizinho no Sitio do Pica-pau Amarelo. Eles se deliciavam no pé de jabuticaba. Ao chegar ao Rio de Janeiro procurei logo conhecer a Jabuticaba. Meu vizinho, na época, tinha uma. Conheci a jabuticabeira por causa da jabuticaba.

Banana – Bananeira.
Figo – Figueira.
Jaca – Jaqueira.
Misericórdia – Misericordioso.
Manga – Mangueira.
Limão – Limoeiro.
Angustia – Angustieira.
Azeitona – Oliveira.
Maça – Macieira.
Rancor – Rancoreira.
Pêra – Pereira.
Ingratidão – Ingratideiro.
Uva – Parreira.
Engano – Enganadeiro.
Tristeza – Tristeiro.
Laranja – Laranjeira.
Medo – Medoreira.
Amêndoas – Amendoeira.
Bondade – Bom Servo do Senhor.
Egoísmo – “Eu Grandão, Jesus Pequeno” .
Amoreira – Amora.
Depressão – Depressereiro. .
Justiça – Não seria justiceiro, mas discípulo de Jesus. .
Ingratidão – Ingratideiro. .
Vencedor – Mais que vencedor em Cristo Jesus.
Amor – não seria amoreira, mas Filho de Deus.

Pelos frutos nós seremos conhecidos por Deus. Não é por aquilo que dizemos ou fazemos. Mas, pelos frutos, o que torna impossível enganar a Deus. Uma Jaca só pode dar jaca; não espere dela melão. No interior de São Paulo vi um bocado de maracujás caídos embaixo de uma mangueira. Descobri que um grande pé de Maracujá cobria a copa da grande mangueira, quase a sufocando. Parecia que a mangueira dava maracujá, mas não era milagre. Era o maracujazeiro dando seu fruto, mesmo no alto da mangueira.

Você e eu temos que decidir quais frutos nós daremos. Se você perdeu algo ou alguém muito importante seus frutos podem ser tristeza, rancor, ódio, depressão, isolamento, choro e muitos outros. Porém, podem ser também esperança, fé, paz, crescimento, edificação, amor e muitos outros. Se você perdeu a saúde seus frutos podem ser desesperança, derrota, medo, injustiça, choro e outros; ou podem ser esperança, graça, amor, confiança. Certeza, alegria e outros.

Quais na prática serão seus frutos neste momento de dor? Lembre-se que as ações valem mais do que as palavras. Por isso peço e oro por ti para que dês frutos que agradem e glorifiquem a Deus, mesmo no deserto, mesmo que a figueira não floresça. Seu fruto hoje pode ser: Restauração.

Deus te ajude a te fazer árvore frutífera. Viva na Videira que é Jesus Cristo – “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais frutos” João 15.1-2.

Oração: Serei em seu jardim uma árvore que te agrada Senhor. Darei frutos mesmo na fraqueza, no inverno nebuloso ou no verão escaldante, no vale dos ossos secos ou na mais profunda das prisões, ainda que a figueira não floresça e que não haja frutos na vide, mesmo que a oliveira minta, e os campos não produzam, todavia eu me alegrarei no Senhor e exultarei o teu nome, pois me levantaste, me restauraste, me salvaste. Obrigado Pai. Eu darei bons frutos.