Deus Esquisito

O SENHOR abre os olhos aos cegos; o SENHOR levanta os abatidos; o SENHOR ama os justos.” (Salmos 146.8 ).

Estava indo ao Chile e pela primeira vez, escutei lá, que a palavra “esquisito”, na língua espanhola significa delicioso, saboroso, algo bom e que dá prazer. Como fomos numa excursão com varias pessoas cada vez que dizíamos algo de alguma coisa deliciosa chamávamos logo de esquisito.

Nestes dias tenho encontrado em minhas meditações um Deus surpreendentemente esquisito. Infelizmente, constato que nós não somos nada esquisitos. Deus sim é um Deus tremendamente delicioso. O salmista que O conhecia bem, até porque era o homem cuja vida era segundo o coração de Deus, assombrava o mundo dizendo coisas maravilhosas e grandiosas sobre Deus. Queria andar por alguns dias fazendo você pensar neste Deus esquisito. Ele não esquizóide, mas é extremamente esquisito.

No Salmos 146.8 o Salmista afirma: “O Senhor abre os olhos aos cegos”. Nunca vivi a escuridão da cegueira. Mas, já vivi a escuridade do pecado. Escuridade é a qualidade daquilo que é escuro, é a falta, total ausência da luz. Pecado é errar o alvo. Não é só fazer algo errado, é ser conduzido pelo coração sem luz. Estou falando sim de gente que desistiu, que anda sem esperança, quem anda conduzido por seus próprios desejos, quem promove a discórdia, quem tem seus olhos voltados para si mesmo, quem somente quer ter e nunca quer ser, quem é egoísta, quem não ama a Deus, que não é “esquisito”.

Não por acaso todos nós por causa dos nossos pecados vivíamos em escuridão profunda e tomávamos cálices de escuridade. Não é a toa que muita gente desiste, se joga de prédios, se lança a beber, se desespera com perdas pequenas e minúcias de uma vida que é bela, é um sopro, uma nuvem passageira. Por causa disto, ao perder um amado ou amada, ao ficar desempregado, ao perder uma causa na justiça, ao não sentir mais o respeito de todos, o senhor da escuridade vê oportunidade de conduzir estes homens e mulheres cegos à escuridão do desespero. Sinceramente, há uma alternativa para toda escuridão que possas estar vivendo. Ele se chama Jesus! Senhor Esquisito, delicioso mesmo, que abre os olhos aos cegos na escuridade da desesperança, do temor, do medo e da tristeza. Este Deus faz isso por ti. Ele limpa os teus olhos, enxuga as tuas lágrimas e te cobre do seu “esquisito” amor.

Minha oração hoje é que você se “esqusiticie”, quis dizer na verdade, que você se delicie do Deus que dá vistas aos cegos. Que Ele abra meus olhos e abra os teus olhos, pois o melhor de Deus ainda está por vir; Veremos a Luz face a face.