Crystal – Sua Vida em um Livro

Todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir” (Salmos 139:16b – NVI).

“Morreu na noite desta sexta-feira (25/02/2011), a menina Crystal da Silva Cardoso, de um ano e dois meses. A garota havia sido resgatada pelo corpo de bombeiros após ter ficado submersa por 20 minutos depois de um acidente de carro, no Recreio dos Bandeirantes.

Crystal tinha sido resgatada a quatro metros de profundidade no Rio Morto e foi logo atendida pelos bombeiros. A garota foi levada para o hospital Miguel Couto, na Gávea e, desde então, estava em estado gravíssimo de saúde.

O motorista do carro, o aposentado Moacyr dos Santos, de 52 anos, havia ingerido bebida alcoólica antes de dirigir. Sua carteira de habilitação estava vencida há oito anos. Ele será indiciado por homicídio culposo” – O Repórter (26/02/2011).

Ouvi falar de Crystal ao chegar em casa na quinta-feira no dia do acidente. Minha amada Vanessa comentou o caso. Eu não quis ver as cenas do resgate dela. Infelizmente a TV invade a casa da gente e em um momento de distração dias depois a tela mostrou o resgate daquela pequena pelos bombeiros. Uma imagem que não me sai da mente mesmo depois de passados vários dias. Minha filha está com um ano e três meses e tem o mesmo corpo daquela princesa.

Fiz várias perguntas: Como foi a vida daquela pequena? Ela foi feliz? Era saudável? Era amada? Sua vida deixará marcas assim como a sua morte? Uma das cenas mais marcantes do cinema para mim é do filme Blade Runner quando perto de morrer o personagem relembra alguns dos momentos de sua vida e termina com a frase: “Todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva”.

Gosto de me lembrar das coisas que vivi. As viagens, o cuidado e o amor de meus pais, o cheiro da comida da mamãe ou de dona Dejanira que fazia um cuscuz maravilhoso, os dias em que sentamos com meu pai enquanto ele gravava nossas conversas, minha avó que aos domingos depois do almoço sentava conosco para contar histórias da Bíblia e pintar figuras, os dias em que vivi com os primos quando meus pais viajaram, os anos que vivi em Teresina, meus irmãos e os amigos que fiz durante a vida. Houve momentos de alegria, mas também os de tristeza e ambos marcaram minha vida. Certamente em seu tempo curto de vida a Crystal também deve ter tido momentos assim. Momentos que nos tornam únicos.

Será que todos esses momentos de minha vida e da vida de Crystal vão se esvanecer? Se juntarão à chuva do tempo e da vida a tal ponto de serem esquecidos? Será que Deus registra tudo e guarda enquanto o tempo passa e nossas vidas se vão? Será que Ele considera tudo isso? Será que Deus registra com uma mão carinhosa, cada memória e sentimento rabiscado entre as paginas do tempo? Será que essas memórias serão um dia lembradas? Nossas memórias pertencem somente a nós, ou elas são tão especiais para Deus que Ele se esmera para manter o registro de cada momento?

No Salmo 139.16 nós lemos a verdade impressionante de que cada momento de nossas vidas foram registrados por um Deus que nos conhece intimamente. “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir“.

Deus registrou cada momento da vida de Crystal em Seu livro. Ele fez o mesmo em relação a mim e a você. Nossos momentos são preciosos para Ele. Os momentos que nos ajoelhamos em oração e gritamos em louvor alegre. Os momentos de tristeza quando as lágrimas caem silenciosas e a dor é tão grande que não dá para levantar os olhos. A alegria e a tristeza. Nenhum momento ficará perdido para sempre. Esses momentos que nos tornam únicos não serão esquecidos por nós e certamente não serão pelo Deus que registrou cada momento antes mesmo de nascermos.

Creio que agora Crystal está com Deus. Seus dias não foram esquecidos. Tudo foi registrado pelas mãos dEle. Vou buscar sempre me lembrar daquela princesa, mas eu posso deixar passar. Deus não. Certamente ela se sentou ao lado de Deus quando Ele abriu Seu livro para ler a história de Crystal, uma menina cuja vida não será esquecida.

Seus dias não passam despercebidos. Cada momento é tão importante que foi escrito pela própria mão de Deus. Seu nome está no livro dEle e o amor que Ele tem por você está escrito em cada página de sua vida. Que durante todos os dias que lhe restam, lembre-se de Deus com a mesma paixão com que Ele se lembra de você.