Rico Sendo Pobre

Não queremos que alguém ache defeito no nosso trabalho e por isso fazemos o possível para não atrapalhar ninguém. Pelo contrário, em tudo mostramos que somos servos de Deus, suportando com muita paciência as aflições, os sofrimentos e as dificuldades. Temos sido chicoteados, presos e agredidos nas agitações populares. Temos trabalhado demais, temos ficado sem dormir e comer. Por meio da nossa pureza, conhecimento, paciência e delicadeza mostramos que somos servos de Deus. Por meio do Espírito Santo, temos mostrado isso pelo nosso amor verdadeiro, pela mensagem da verdade e pelo poder de Deus. Por vivermos em obediência à vontade de Deus, temos as armas que usamos tanto para atacar como para defender. Somos elogiados e caluniados; alguns nos insultam, outros falam bem de nós. Somos tratados como mentirosos, mas falamos a verdade; somos tratados como desconhecidos, embora sejamos bem conhecidos de todos; somos tratados como se estivéssemos mortos, mas, como vocês estão vendo, continuamos vivos. Temos sido castigados, mas não fomos mortos. As vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que temos nada, mas na verdade possuímos tudo” (2 Corintios 6.3-10 – NTLH).

Há textos na Palavra de Deus cuja verdade não necessita de nenhuma ajuda de pregadores ou escritores. Ao ler este texto compreendo que Ele por si mesmo se revela a nós como um raio pela manhã, que nos acorda do domínio da tristeza. Ele nos diz trazendo paz mais do que abundante que não é pecado ficar triste, não é pecado ficar cansado. Não é pecado parecer fraco. Não é pecado parecer pobre.

É possível suportar as aflições, os sofrimentos e as dificuldades. Pois, somos servos do Deus Altíssimo. Cuja verdade, que é Cristo, nos torna puros para enfrentar tentações e decepções, e nos faz não nos contaminarmos com a imundícia deste mundo tenebroso e cruel. Vivemos no mundo, mas não somos do mundo. Não nos contaminamos com sentimentos que arruínam nosso ser. A inveja, a soberba, a tristeza profunda, a preguiça, a mentira, a acusação, nada nos separará do amor de Deus em Cristo Jesus. Seu amor nos torna puros e nós podemos enriquecer muitas pessoas.

Em todo tempo temos oportunidade de mostrar que mesmo transparecendo derrotados, somos mais do que vencedores e possuímos tudo que precisamos. O conhecimento de Deus e de sua vontade enriquece nosso ser e endoida o mundo. Conhecer para muitos pode gerar soberba e alicerces frouxos na hora da fadiga e da dor. Conhecer a Cristo nos faz cantar de alegria a realidade que tudo posso passar naquele que me fortalece. Conhecer a Deus e viver a graça de tê-lo como amigo é além de todo conhecimento, é sabedoria que vem do alto. Assim, enriquecemos os que vivem sempre olhando para baixo; escravos das circunstâncias e do pavor de morrer sem salvação.

Passamos por muitas dificuldades, mas somos ricos, até nas adversidades. Somos pacientes, entendemos que somos fracos e necessitados, mas Deus é nosso Senhor, nosso libertador que não demora a agir a favor de nós. A paciência não pode ser uma qualidade de poucos servos. Não desejo nem chamá-la de qualidade. Paciência é a riqueza de esperar em Deus. Quem consegue viver isso é rico mesmo parecendo pobre.

Na luta de Ultimate Fighting mais esperada do ano, Vitor Belfort e Wanderlei Silva demonstraram o quanto se pode ser letal e pobre; não consigo ver riqueza em derrubar alguém. A maior riqueza que possuímos é sermos bondosos quando todos esperam que sejamos maus; é cair na lona, por amor ao outro; é ser delicado quando todos esperam grosserias; é ser justo quando todos esperam a injustiça; é ser amoroso quando todos esperam o ódio; é perdoar quando todos esperam a vingança; é ser rico quando todos esperam pobreza. É enriquecer outros quando todos esperam que os tornemos pobres. Não sou pobre. Enfrentarei as adversidades nos braços do meu Senhor. Passaremos por aflições, mas somos ricos, somos amigos, servos e filhos do Deus que nos torna mais do que vencedores. Como isso é possível? Somente por meio do Espírito Santo. Ele é capaz de mudar as nossas vidas, fazendo um caído na lona da vida, se transformar num homem que ganha todos os rounds da vida com paciência, delicadeza, pureza e conhecimento do alto.