O Primeiro Passo

Recebi mais uma bela mensagem de bom dia pelo Pastor Israel Belo.

“Um Passo Além do Necessário
Escreve um psiquiatra que é insuficiente ter uma percepção de nossos problemas.
De fato, que adianta saber que hoje você não aceita críticas porque, no passado, foi rejeitada em casa? Que adianta saber que o medo do escuro de hoje tem raízes em terrores da infância? Que adianta notar que o medo diante das mudanças tem a ver com uma vida tranquila até os dias de hoje? Que vale reconhecer que a tendência a empregar a violência como solução foi aprendida há muitos anos, ao vê-la como um padrão recorrente na família? Que sentido há em visualizar o vício, hoje dominante, nasceu como imitação da prática de uma pessoa querida?
Todo diagnóstico só tem valor se for valorizado pela decisão de fazer algo para a mudança da realidade que faz sofrer. Sem ação, que começa com a decisão, o autoconhecimento pode produzir ainda mais dor. Sem ação, a autoilusão é uma opção melhor.
Se a caminhada começou, que Deus nos ajude a dar o passo seguinte
“.

Li uma frase do escritor americano Mark Twain que dizia: “Dê a cada dia a chance de ser o mais bonito de sua vida”. Há muita gente propagando que hoje pode ser um dia diferente. Na empresa que trabalho foi realizado um evento motivacional chamado “O primeiro dia do resto de sua vida”. Há muita gente acordando neste exato momento, olhando para o espelho e afirmando com toda animação: “Hoje será diferente, será melhor!”. Lembrei-me de um amigo que era viciado em Cocaína. Passou 24 anos de sua vida nas drogas. Acabou o casamento, era bem empregado em uma grande empresa, com ótima formação profissional. Um jovem bom e inteligente. Passou 24 anos no deserto. Ele me disse certa vez que acordava pela manhã animado, olhava no espelho e dizia alegremente e com uma confiança que impressionava ele mesmo: “Hoje eu não vou cheirar”. Antes do almoço chegar, ele já tinha se entregado a droga chorando desesperado. Essa história triste está tendo um final abençoado. Ele um dia parou de dar desculpas, de olhar o passado, de se drogar; ele tomou uma decisão. E porque ele entrou neste deserto, nesta cova? Israel Belo diz que de fato não adianta muito saber quais foram as razões se você não estiver interessado em tomar a decisão de mudar.

Tenho visto muita gente sofrer, cheias de explicações e desculpas. Não há consolo nisto. A alegria é hoje dar o primeiro passo. Assim, quem está chorando por perdas dê o primeiro passo; Quem está em crise conjugal, dê o primeiro passo. Quem está endividado financeiramente, dê o primeiro passo; Quem se julga destruído e acabado, dê o primeiro passo. Chega de fazer diagnósticos sem tomar remédio. Chega de dar explicações e desculpas. Chega de autocomiseração vá à luta, dê o primeiro passo.

Acho muito abuso alguém dizer que hoje é o primeiro dia do resto da minha vida. Nós é que podemos dizer para nós mesmos “HOJE É O PRIMEIRO DIA DO RESTO DA MINHA VIDA!”. Construa com o passo mais importante: Ande em direção a mudança. Aja, mude, faça, tome a decisão de sair da caverna de seu sofrimento. E que nesta caminhada Deus nos ajude a dar o passo seguinte.

Quem pode te ajudar? Jesus que olhou para ti e chorou, mas tomou a decisão de te amar, de morrer por amor a você, de dar o primeiro passo. Dê o passo mais importante de sua vida. Arrependa-se, creia, conheça, ame e viva com Jesus. Dê ao dia de hoje a chance de ser o mais bonito de sua vida, vá a Jesus!