Livra-nos do Mal

Não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal” (João 17.15).

O mundo é repleto de ódio. Martin Luther King, ao ser perguntado por que não odiava os malfeitores que tanto o perseguiam, maltratavam e que, inclusive, chegariam a matá-lo, disse que não odiaria porque já havia muito ódio no mundo. Uma decisão sábia e equilibrada de um homem que vivia segundo a Palavra de Deus.

Jesus orando ao Pai por seus discípulos pede a Deus que não os tire do mundo, mas que os livre do mal. Sim, neste mundo há morte, sofrimentos, tribulações e doenças. Mas. Jesus o mestre dos mestres, tem a resposta correta para nossas angustias, pesadelos e sofrimentos. Sim, é bom, correto ao conversarmos com Deus, pedir-lhe que nos livre das aflições físicas ou sociais deste mundo tenebroso. Entretanto, mais importante do que isso é pedirmos a Deus que nos guarde do mal. “No mundo tereis aflições, mas tendes bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16.33). Estas palavras do Senhor Jesus, vem ao nosso encontro, trazendo consolo e conforto, respostas a dúvidas quando somos afligidos por perdas físicas e sociais. Temos sim bom ânimo, Jesus venceu o mundo, venceu a morte. Como filhos de Deus, reduzindo ao pó a nós mesmos, e vivendo Cristo em nós, somos participantes desta mesma vitória. Essa é a maior vitória conquistada por Cristo Jesus na cruz por mim e por você.

Li, recentemente um texto que falava sobre um casal de missionários que morreram afogados no Oiapoque deixando três lindas filhas ainda bem pequenas. Estavam na selva, distantes de tudo e de todos. Deixaram o conforto de suas casas e os seus próprios planos para servirem a Deus. Deus os levou abraçados, eles afundaram naquele rio violento abraçados um ao outro. O outro pastor ficou boiando por mais de seis horas com dois professores. Esqueceu de si mesmo e falou do amor e da salvação de Jesus para aqueles dois homens. Ele foi salvo para contar a história da perda de quatro pessoas queridas. Uma delas era uma mulher de 32 anos, mulher de tanto amor pelo próximo e de tão abundante paz, que era chamada de Shalom (paz). Sim, Deus não os livrou da morte, pois tudo aquele que crê no Senhor Jesus como seu salvador já venceu a morte. A maior preocupação do Senhor Jesus em relação aos seus discípulos era com a corrupção moral deste mundo mal.

Quais perguntas Deus hoje faz para mim e para você? Tens andado ao lado de corruptores do mal? Tens escolhido andar em retos caminhos? Busca a santidade de Deus ou a insanidade do mundo? És santo? Uma coisa eu tenho certeza: Enquanto escolhemos a sabedoria deste mundo, não entenderemos as perdas e a morte; e não aproveitaremos e nos alegraremos com a Salvação que vem dos altos céus. Assim sendo, ore assim: Pai, livre-me do mal. Guarda-me do ódio deste mundo, da soberba dos maldosos, da inveja dos loucos, da insanidade dos intolerantes, da aflição moral dos perdidos, e de minha incredulidade. Quero viver somente para teu louvor. E mesmo que me aflija, a morte, as perdas, a dor e o sofrer, sei que tudo posso passar em Cristo que me fortalece, pois venci a morte, venci o mundo. Jesus livra-me do mal.