Confiança

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.’” (Provérbios 3.5-6).

Minha filhinha fez um ano de idade na semana passada. Nas últimas três semanas as coisas começaram a acontecer mais rapidamente. Ela começou a andar e a dar os primeiros passos sozinha. Já mostra o dedinho dizendo que tem um ano. Também diz algumas palavras que nos espantam. Ela não me chama de papai ainda, mas diz perfeitamente “Laila” o nome do mestiço de rottweiler que vive na casa de minha cunhada.

Isso me avisa que um dia, e não será longe, Isabela vai começar a ter vida própria. Hoje ela ainda quer que eu segure a mão dela para que não caia. Quer que eu esteja junto para, se cair, que eu a segure. Quando tem medo ou vergonha, ela se esconde entre minhas pernas. E eu fico orgulhoso tanto por ver a evolução dela em um ano quanto por ver o quanto ela depende e confiar em mim e na mamãe.

Sei que parte do crescimento e desenvolvimento de minha filhinha não será sem dor. Para saber como cair, ela terá que cair. Só então estará sabendo andar. Algumas semanas atrás ela quis se soltar de minha mão e eu não deixei, mas como ela insistiu impacientemente como a dizer “agora eu posso sozinha” eu deixei só para ver o que acontecia. E lá se foi sozinha e saiu correndo, mas no terceiro passo caiu no chão batendo a cabeça e chorou muito.

Às vezes, da mesma forma que minha filhinha, não queremos esperar, muito menos confiar. E fazemos tudo para Deus nos soltar porque achamos que podemos andar sozinhos. Uma das coisas mais difíceis de fazer nos dias de hoje é entregar nosso controle a alguém e depender totalmente dessa pessoa para nos guiar. A Palavra de Deus nos permite saber que precisamos aprender a esperar em Deus e confiar nEle. Mas às vezes essa não é a coisa mais desejável de fazer, porque esperar implica em confiar. Mais eis quatro razões porque devemos confiar em Deus.

Ele é ciente – Isso quer dizer que está atento. A Bíblia diz em Mateus 6.8 que nosso Pai Celestial sabe do que precisamos antes mesmo de o pedirmos. Não é bom saber que temos um Deus que é onisciente, ou que sabe de tudo? Esse é o primeiro motivo pelo qual você deve confiar nEle, porque ele já sabe tudo sobre você.

Ele tem interesse em você – I Pedro 5.7 diz lancem, quer dizer joguem, seus cuidados, ansiedades e preocupações sobre ele, porque ele tem cuidado de vocês. Sim, Ele se interessa e se importa com você! Seja qual foi o que esteja relacionado com você, tem a ver com Ele também. Então sempre que você enfrentar problemas, adversidades e obstáculos que pareçam ser intransponíveis, jogue-os sobre Ele, Deus pode cuidar de tudo.

Ele é confiável – Quer dizer, Ele é fiel e e você pode contar com Ele e confiar que Ele fará exatamente o que disse que faria todas as vezes, mesmo quando os outros decepcionarem você ou mostrarem ser pessoas em quem você não pode confiar. Deus nunca deixará você caído, pode sempre confiar nEle. I Coríntios 1.9 diz que Deus é fiel. Mesmo que sejamos infieis, Ele é fiel.

Ele é capaz – Efésios 3.20 diz que Deus é capaz de fazer muito mais abundantemente do que pedimos ou pensamos de acordo com o seu poder que atua em nós. Isso sugere que nada é difícil para Deus. Mesmo se Ele escolher não nos dar o que pedimos. Ele é capaz de suprir cada uma de nossas necessidades (veja Daniel 3.17-18).

Fiquei pensando que Isabela ia ficar com raiva de mim depois desses episódios, mas é como se nada tivesse acontecido e ela continua a me beijar, querer andar comigo e mais ainda, confia em mim. Até o dia que ela já tiver condições de andar só e soltará da minha mão, mas eu continuarei olhando e provendo.

Se você tem confiado mais em você ou nos outros e não tem colocado sua dependência totalmente em Deus para atender às suas necessidades, encorajo você hoje a confiar completamente nEle. A Palavra de Deus nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6).

No amor de Cristo.