Não Importam as Circunstâncias

Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação” (Habacuque 3.17-18).

Esse é um texto bíblico desafiante para muitos quando consideramos as pressões da vida moderna. Mesmo dentro das igrejas há uma pressão enorme nesse sentido. Muitos de nós vivemos eternamente insatisfeitos. Buscamos aquele carro, tal posição, tal quantia de salário, um apartamento maior, um emprego melhor. Um descontentamento geral.

O carro que dirijo não diz quem eu sou. O apartamento onde moro não fala o que está no meu coração. Na verdade Deus nos dá a vida e os bens para aproveitarmos de acordo com o que é a misericórdia, a graça e a vontade dEle. Quando saímos em busca de algo que aos nossos olhos parece ser melhor, estamos dizendo para Deus que não estamos satisfeitos com o que Ele nos dá.

Não estou dizendo que é errado progredir e buscar melhores condições de vida, mas que a busca incessante dessas coisas pode na realidade nos colocar em apuros. A primeira conseqüência é o afastamento de Deus, simplesmente porque não temos mais tempo para Ele. Logo vem o afastamento da família, dos amigos verdadeiros e tantas outras conseqüências. Até o instante que Deus vem e chacoalha nossas vidas para dizer: PARE! Você está fazendo tudo errado.

O texto de hoje apresenta uma posição diferente em relação ao mundo e às coisas que recebemos de Deus para cuidar. É uma posição de satisfação, de suficiência, de contentamento, onde as coisas da vida estão colocadas sob a perspectiva correta. Deus em primeiro lugar. O resto é resto.

Mesmo que as árvores não dêem fruto, mesmo que o meu trabalho não dê resultado, mesmo que o emprego vá embora, alguém bata no meu carro ou que as coisas fiquem tão difíceis que cheguem a fazer falta, Deus me é suficiente. É por causa dele que sou feliz, porque Ele me salvou.

Isso é paz. Paz não é a ausência de pressão ou de guerra, mas é a presença de Deus junto de nós e a certeza dentro de que Ele sabe o que estamos passando e que as coisas podem mudar ou não, mas não importa mais.

Possivelmente hoje você esteja em uma situação difícil. Talvez a pressão do trabalho seja tanta que você quer fugir. Ou as coisas estejam tão paradas que você tem medo de ser demitido. Ou mesmo esteja sem emprego. Talvez alguém a quem você ama tenha deixado você ou a morte a tenha buscado. Seu apartamento seja pequeno ou seu carro esteja batido. Possivelmente você não esteja feliz.

Deus é quem provê os empregos, os amigos, os namorados e namoradas, as esposas e maridos, os filhos, os carros, os apartamentos. Mas quando Ele é suficiente, temos paz, esperança, paciência e a certeza de que Ele tem o melhor para nós no momento certo.

Não precisamos gostar do que estamos fazendo o do que temos, mas se escolhermos colocar Deus em primeiro lugar e termos somente a Ele como razão de nossa felicidade, agradecendo a Ele pelo que temos, com certeza nós poderemos repetir sem pestanejar o texto de hoje. Sou feliz com Deus, independentemente das circunstâncias.

Isso não quer dizer que Deus vai mudar nossa situação. Ele poderá fazê-lo ou não. Mas quando o colocamos em primeiro lugar, nós ficamos livres das pressões a ponto de não darmos valor a essas coisas, porque Deus passa a ser o nosso tesouro. Nada nos faltará, ou, para deixar mais claro: não precisaremos de mais nada já temos tudo o que precisamos e é Ele quem dá (ver Salmo 23.1).

Seja qual for a sua situação hoje, coloque Deus em primeiro lugar. Decida conhecê-lo mais e alegrar-se com Ele e nEle. Assim saberá ser feliz independente das circunstâncias, ter paz para passar pelas tempestades e estar contente quando Ele chegar com a resposta, pois você é feliz quer o seu carro venha ou não, sua esposa ou marido volte ou não, seu problema seja resolvido agora ou daqui a alguns dias.

Oração: Deus, quero que sejas suficiente para mim. Então decido colocar a Ti em primeiro lugar em minha vida. Vem habitar em mim. Coloco em Tuas mãos todas as minhas necessidades. Enche meu coração de paz e de contentamento e entra em todos os recantos escuros de meu coração onde a dúvida e o medo ainda pairam. Em nome de Jesus, amém.