Em Quem Você Confia? – Parte 02

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3.5-6).

Uma das maiores dificuldades que temos é a de entregar os nossos caminhos a Deus. Quando passamos por crises, a nossa primeira reação é a de tomar as rédeas da situação para contornar ou para passar por tudo de maneira mais rápida. Entretanto percebemos cedo ou tarde que certas coisas fogem ao nosso controle. Seja o que for: a dor da perda de alguém e até a falta de recursos financeiros ou de emprego. Sempre queremos fazer as coisas de nosso jeito.

Contudo, às vezes Deus diz: “Pare. O que você está fazendo é só atrapalhar. Deixe que EU tomo conta da situação. Veja o que EU vou fazer e preste atenção ao que EU quero fazer com você para que você ME conheça melhor”. É tudo uma questão de colocarmos DEUS no centro das coisas e não a nossa vontade ou personalidade. Ele quer nos transformar para o nosso bem.

Ao dizer isso, não quero dizer que nós não podemos ser únicos ou que não devemos ter personalidade, mas o contrário. Deus nos criou diferentes porque Ele ama a varidedade, a diferença. E isso é o que dá gosto à vida, mas quando o texto diz “reconheça o Senhor em todos os seus caminhos” ele quer dizer que Deus sabe o que é melhor para nós, que Ele sabe o caminho e o caminho dEle é o certo. Veja o que a Bíblia diz em Provébios 14.12: “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte”.

’Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos’, declara o Senhor” (Isaías 55.8).

Pare de procurar outras opções que dão alívio apenas temporário ou que o levam a afundar cada vez mais. Deixe que Deus ocupe sua vida e todos os espaços vazios de seu coração. Aceite que não tem resposta para todas as perguntas, abrace a sua fé, não siga seu próprio caminho e “Ele endireitará as suas veredas”.

Não é fácil deixar tudo nas mãos de Deus. E não estou dizendo que ao fazê-lo estaremos livres de todas as dores, mas que ao fazermos Deus endireitará todos os nossos caminhos.

As maiores e mais fortes árvores são aquelas que estão nos morros e passaram por ventos e as tempestades mais fortes. Aquelas que estão nos vales, são as mais baixas e as que têm troncos mais finos. As dificuldades sempre vêm para nos fortalecer.

Em João 10.10 Jesus disse, “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”. Quero encorajar você para o fato de que no meio da dor e da perda Jesus Cristo oferece uma vida rica e que satisfaz – uma vida verdadeira e plena, completa que está acima das circunstâncias. Entregue sua vida totalmente a Ele. Com certeza seu coração estará cheio da paz e do consolo permanentes que não precisa de subterfúgios. Faça isso agora e sempre.

Que a partir hoje você confie em Deus de todo o seu coração, jogue fora todas as suas concepções da vida, entregue todo o seu caminho a Deus e tenha a alegria de ver todos eles endireitados por estarem sob a direção de Deus e experimentar o quão bom é estar dentro da vontade de Deus.

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.1-2).

Que Deus te abençoe em 2010 e sempre.

Oração: Deus, deixo todos os caminhos em tuas mãos.