Em Quem Você Confia? – Parte 01

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3.5-6).

Estamos no final de mais um ano. Para alguns foi um ano de muitas respostas de oração, como foi para mim. Para outros, entretanto, 2009 foi um ano doloroso em muitos aspectos. Um novo ano começa e alguns de nós temos a esperança de que as coisas ficarão ainda melhores e para outros não há esperança alguma.

Quando enfrentamos uma tragédia muitas vezes não sabemos o que fazer, o que pensar, o que sentir, o que dizer, mas a Bíblia nos ensina o que fazer nas situações e circunstâncias difíceis.

Nas horas mais dificeis da vida a maioria das pessoas diz sem vacilar que confia em Deus. Se formos honestos, temos que admitir que há momentos em que confiar não é tão simples. O caminho é perigoso e dificil e parece não ter um horizonte à vista. Não podemos ver o que vai acontecer e nos sentimos incapazes e abandonados em nossas lutas. Deus quer que nós confiemos nele quando não entendemos as coisas, quando o futuro é incerto, quando sentimos que não dá para prosseguir. Nessa hora Deus nos diz para confiarmos nEle.

Quando nosso mundo está de cabeça para baixo. Quando tragédias sem sentido acontecem. Quando pessoas que amamos morrem. Quando nossos corações doem tanto que parecem se quebrar. Quando somos balançados pelas tempestades da vida precisamos de uma âncora, de um ponto de apoio e segurança que começa pela fé. A Bíblia diz em Hebreus 11:1 que “a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.

Nossa confiança não pode estar em nosso próprio entendimento das coisas ou da forma que estamos acostumados a enfrentar a vida, ou em uma pessoa, ou no dinheiro, mas em Deus. Muitas vezes me peguei tentando resolver um problema com base naquilo que achava ser a solução só para descobrir que as coisas só pioraram. Então não vá atrás daquilo que acha ser a solução, pois o alívio pode ser imediato, mas seu efeito passa rápido.

O famoso pregador Dwight L. Moody disse certa vez: “Confie em si mesmo e estará condenado ao desapontamento. Confie em seus amigos e eles morrerão e abandonarão você. Confie no dinheiro e poderá vê-lo sendo tomado de você. Confie em sua reputação e alguma língua infame poderá apagá-la. Mas confie em Deus e você nunca será confundido com o tempo e eternamente”.

Veja no texto bíblico de hoje que não é uma questão de que tamanho é a minha ou a sua fé, pois só há uma medida: É TODA a nossa confiança, TODO o nosso coração. Não há meia confiança ou 80% de confiança. É algo total. Então a questão é EM QUEM está a nossa fé. Em quem confiamos.

Isso requer coragem. Coragem de assumir uma posição que a maioria das pessoas evita: Deixar que Deus dirija nossa vida. Deixar que Ele tome conta de tudo. Mesmo que cheguem as dores, o sofrimento, a tragédia ou quando as coisas demoram a acontecer. Quando jogamos nossa âncora da fé no mar da incerteza, ela se firma em Deus. Só assim temos condições de encontrar paz no meio das tragédias.

Costumo encontrar muitas pessoas que confiam em pessoas que apresentam algum tipo de contato divino aparentemente maior que as outras pessoas. Jesus veio aqui para nos colocar em contato direto com Deus, não há necessidade de intermediários. Você pode colocar sua confiança em Deus porque Jesus já removeu todos os obstáculos. Nele podemos por nossa confiança, pois Ele não nos abandona.

A nossa confiança, a nossa fé deve estar SOMENTE em Deus.

Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti” (Salmos 56.3).

Oração: Deus, não quero mais correr atrás de outras alternativas. Hoje coloco toda a minha confiança em Ti através de Jesus Cristo e é em nome dele que oro, amém.