Não É Possivel Voltar Atrás

Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.12-14).

Todos nós cedo ou tarde enfrentaremos momentos dificeis. A perda de alguém, seja pela morte ou por ter nos deixado, é algo que traz profunda dor. Todos os dias nós recebemos e-mails de pessoas passando por dificuldades como essas e nós, do consolar.org, já passamos por isso, como é uma das razões de existência do site.

A lembrança dos bons dias, a memória de cada momento de felicidade é importante, mas é preciso a cada dia que nos movamos adiante. Nossos pensamentos devem ser colocados nas coisas que estão à frente.

Há também o peso dos erros que cometemos no passado, que às vezes voltam a nos atormentar, mas alguém já me disse: “Experimente abrir um travesseiro de penas em cima de um monte e depois que todas as penas voarem, vá atrás de cada uma, pegue-as de volta no travesseiro”. Não é possível.

O que dizemos, o que fazemos às vezes não pode ser revertido, mas podemos obter de Deus o perdão e com ele a força para vivermos cada dia deixando para trás as coisas que precisam ser abandonadas, que nos sobrecarregam e que todos os dias nos esbofeteiam o rosto. Jesus carregou sobre si na cruz o peso de nossos pecados. Não precisamos viver no erro.

O Dr Ray Pritchard diz: “Sempre digo às pessoas que existem três estágios que precisamos pensar: Você não pode voltar. Você não pode ficar. Você precisa continuar. Há algumas coisas boas no passado que você gostaria de voltar para elas, mas ao final você tem que deixá-las para trás”.

É essa a experiência de Paulo quando diz que deixa para trás as coisas que devem ficar atrás e prossegue para o prêmio final em Cristo. Paulo já havia participado da morte de alguns cristãos. Possivelmente o peso daquelas mortes pode ter ficado marcado na mente dele, mas para Paulo as coisas ficam para trás ao colocar o foco em Jesus.

Deus diz: “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam” (Deuteronomio 30.19).

Sejam os maus momentos, os erros do passado que você queira apagar, ou os momentos felizes que gostaria de tê-los de volta, não é possível voltar atrás. Deixe o passado no passado, não fique parado, prossiga para a vida.

Oração: Deus, eu escolho a vida, viverei na certeza de tua graça, do teu perdão e da salvação por meio de Jesus que são verdadeiros e na esperança de que há ainda um futuro melhor. Amém.