Depois de um Encontro com Deus Você Nunca Será Esquecido – Parte 1

Ora Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo, como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito. E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara, com seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson; porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha; E o outro se chamava Eliézer; porque disse: O Deus de meu pai foi por minha ajuda, e me livrou da espada de Faraó. Vindo, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com seus filhos e com sua mulher, a Moisés no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado, Disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela. Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda. E Moisés contou a seu sogro todas as coisas que o SENHOR tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, e todo o trabalho que passaram no caminho, e como o SENHOR os livrara. E alegrou-se Jetro de todo o bem que o SENHOR tinha feito a Israel, livrando-o da mão dos egípcios. E Jetro disse: Bendito seja o SENHOR, que vos livrou das mãos dos egípcios e da mão de Faraó; que livrou a este povo de debaixo da mão dos egípcios. Agora sei que o SENHOR é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou. Então Jetro, o sogro de Moisés, tomou holocausto e sacrifícios para Deus; e veio Arão, e todos os anciãos de Israel, para comerem pão com o sogro de Moisés diante de Deus”. Êxodo 18.1-12

Tenho tido experiências para contar com Deus. E você tem tido experiências práticas do amor de Cristo? Aprendi a importância de ter um relacionamento com Deus. Confesso que por muito tempo, apesar da experiência com meus pais e na minha igreja, eu não tinha um relacionamento sólido com Deus.

Em Salmos 112.6 encontramos uma promessa do Senhor. “Porque nunca será abalado; o justo nunca será esquecido”. O justo será sempre lembrado. Como você quer ser lembrado?

Na história do encontro de Jetro com seu genro Moisés verificamos que a história que Moisés escrevia o faria um homem a ser lembrado. Ele sabia disso e fazia de sua vida uma página, a ser escrita por Deus. O que você tem escrito? Tens deixado Deus escrever sua história? O que podes dizer a seus filhos? De longe, bem longe, as pessoas desejam vos conhecer por causa de sua história com Deus? Como escrever uma bela história e ser lembrado como um homem justo.

PRIMEIRO – Deixe Deus fazer a você. Não deseje fazer para Deus. Permita Deus fazer a você. Olhe bem o texto do versículo 1 – “Ora Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo, como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito”. Jetro ouviu, de longe o que Deus fizera a Israel e a Moisés. Aí está o grande segredo de uma vida a ser lembrada. Deixe Deus fazer. Isto é uma decisão. Uma escolha. Significa acreditar que o melhor será feito por Deus. Se render ao projeto que Deus tem. Foi isso que Moisés escolheu. Sonhe com uma nova realidade em sua vida. Que todos te procurem não pelo que conseguiste, mas pelo que Deus fez a ti.

SEGUNDO – Adore sempre a Deus contando a sua história de forma que todos saibam que é Deus que faz. Não adianta somente deixar Deus fazer. Mas, proclame isso a todos que te rodeiam, ao mundo, aos bons e aos maus. FOI DEUS QUE FEZ! Gosto muito do significado dos nomes bíblicos. Lembrem-se dos nomes dos filhos de José que apresentam para mim o Segredo da Prosperidade (Devocional contida no livro “Estou chorando contigo – Meditações do site consolar.org”). Nos dois casos é Deus que faz, é Deus que abençoa, é Deus que trabalha. Moisés faz o mesmo com os seus filhos. A um dá o nome de:

Gerson – significa “eu fui peregrino em terra estranha” – É Moisés dizendo a todos que a terra que ele foi criado como príncipe, um rei, um nobre, não era sua. É Moisés dizendo a todos, lembrando à multidão de hebreus, que sua terra era a terra prometida por Deus. Que era melhor viver, no deserto com Deus, que na sala do trono de faraó sem Deus, mesmo com toda abundância de alimentos, diversão, alegria.

Quer contar uma boa história? Assuma que és peregrino. Sua terra é o céu que Deus tem preparado para ti. TEM PREPARADO PARA TI. Para ser um homem que Deus usa, se faz necessário valorizar as coisas do alto e não mais as terrenas.

Eliezer – “O Deus de meu pai foi por minha ajuda, e me livrou da espada de Faraó”. Um homem que Deus usa, sabe que é Deus que faz, É Deus que livra. E não livra somente de pequenas situações. Nosso Deus liberta os cativos. Deus liberta dos grilhões do pecado e da espada da morte. Deus te livrou das suas culpas? Inveja? Orgulho? Religiosidade? Ganância? Mentira? Deus não quer que carregues mais nada disto. Você é livre meu irmão. Decida agora dizer ao mundo Deus foi por minha ajuda. Deus me livrou da morte. Deus enviou seu filho amado Jesus para salvar-me não desta terra estranha, mas na terra estranha.

Este encontro ainda não acabou!

Oração: Deus meu, sejas tu o dono da minha vida. Senhor soberano do livro chamado “eu”. Escreve a tua história em minha vida. Para que ao passar por dificuldades eu esteja sempre perto de ti e, se eu passar por alegrias todos saibam que sou abençoado por Ti.