Bola pra Baixo que o Jogo é de Campeonato

Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume” (Provérbios 30.8)

Ceará versus Paraná, dois clubes, dois estados, duas torcidas, o mesmo sonho e um erro. Um gol de mão descarado. Crucificação do juiz, condenação da bandeirinha e, aplausos ao jogador futebolista de vôlei. Desde o tempo da “mão de deus”, a mentira e o engodo são aplaudidos religiosamente. Vale tudo para ganhar o jogo. A torcida não quer saber se o jogador é ético, honesto, justo ou verdadeiro. O importante é ganhar a qualquer custo. Palmas ao jogador que nos deu a vitória, mesmo que por meio de uma grande mentira. Bola pra baixo que o jogo é de campeonato.

A Bíblia nos ensina o contrário. Ela ensina a vivermos somente com aquilo que precisamos, aquilo que tenho costume. O pão nosso de cada dia, o amanhecer de um dia lindo, o ar que respiro, a família amorosa, a comunhão de amigos e irmãos, o abraço a uma pessoa que chora, o sorriso e a alegria de uma criança, nem pobreza nem riqueza, somente a manutenção do pão na minha casa. O sustento que vem do alto. Pão que alimenta meu corpo e sacia minha fome. Pão da vida que alimenta minha alma e meu espírito. Deus não me dará desafios para vencer dos quais precise mentir, enganar, ganhar em prejuízo da verdade. Deus nos dará forças para conquistar o campeonato, a terra prometida, os nossos sonhos e desafios em paz. O pai se alegrará com nossas vitórias, com nossas conquistas. Ele se alegra com quem levanta cedo, mas o seu coração estará radiante com quem espera nEle. Quem conquista através da força de seus braços e do cuidado do Senhor. Quem alcança sem mentir. Quem atinge as metas sem negociar seu caráter. Quem passa para primeira divisão sem subtrair dos que ficam.

Deus quer fazer-te feliz meu amado irmão. Então afaste-se da aparência do mal. Pense na glória de ser aprovado por Deus. Mantenha-se longe, bem distante, da honra dos que querem cantar a sua glória mudando a sua essência. Sejas corajoso. Não desejes nem a riqueza nem a prosperidade sem o Senhor, mas somente o que é decente e correto, aquilo que vem de Deus. Ou será que ainda achas que a mão de Deus não está sobre aqueles que mentem, roubam, prejudicam para alcançar a glória deste mundo?

Oração: Pai amado, ajude-me a não desejar nada que não te alegres. Dê-me a alegria do que preciso. Abençoa-me com tua presença. Tu és o meu respirar. Traga-me o pão de cada dia, mas que não falte a meu irmão. Que todos que me rodeiam não se alegrem com o que conquistei, mas se alegrem por Tu terdes me conquistado.