O Homem Que Conseguiu Salvar a Si Mesmo

Ao ler uma revista de grande vendagem, me deparei com o seguinte título em uma de suas últimas reportagens: “O homem que conseguiu salvar a si mesmo”. Sem a glória trágica dos irmãos e eternamente perseguido pelo acidente que matou uma secretária, Ted Kennedy conseguiu se redimir.

Ao conhecer a história da família Kennedy e o sucesso de seus irmãos mais velhos, é fácil entender a oportunidade que Ted perdeu na política por causa de poucos momentos de prazer. A morte de uma antiga secretária selou sua vida com a marca da desconfiança, da ausência de honestidade e de ética moral. Ao se redimir de tamanho trauma, tornando-se um dos maiores senadores americanos podemos sim afirmar, com todo respeito: “ele conseguiu”. Entretanto, o câncer, doença cruel, se abateu sobre ele. Desta doença, ele não conseguiu salvar-se. Sim, podemos nos redimir de muitas coisas. Assisto diariamente casais que renovam seus casamentos quase totalmente destruídos, filhos rebeldes que voltam pra casa e, políticos, artistas e personalidades esquecidas que parecem ressuscitar das cinzas para um novo período de sucesso e glória. Na grande maioria, eles conseguem a redenção graças à perseverança, aquela vontade de voltar a andar de cabeça erguida. Alguns conseguem e outros não, talvez muitos por serem injustiçados, navegam, navegam e não voltam ao solo firme.

Há possibilidade de você se redimir. Creio nisto. Com um objetivo fixo, muita disposição, fé, honestidade, amor e perseverança um homem pode voltar a andar de pé. Entretanto, é impossível alguém salvar a si mesmo. Como vencer a morte? Quando Lazaro morreu suas irmãs procuraram a Jesus que disse: “O seu irmão vai ressuscitar” (João 11:23). A salvação do bom amigo do Senhor, só foi possível por causa da presença do Senhor Jesus. Foi Ele quem fez! Em um momento de tremenda dor, onde não havia esperança alguma, somente um cadáver e mulheres chorosas, o Senhor Jesus diz: Não acabou, a morte não venceu. Eu vou salvar este homem. Apesar de ser possível a restauração de nossa honra, de nossos bens, de nossa família, a partir de um esforço nosso, não é possível para mim e para ti, salvar-nos de nossa própria morte. Por isso, creia. Somente o Senhor Jesus pode salvá-lo. Somente Ele pode dizer: “Irás ressuscitar”. Estás vivendo momentos de angústia e de dor? Ou tempos de medo e desesperança? Não tente salvar a si mesmo. Renda-se aos braços do Senhor. As suas mãos feridas na cruz, ainda podem te carregar no colo.

Hoje estava angustiado. Estou com problema financeiro que quase me tirou o sono. Estava buscando salvar a mim mesmo, de mim mesmo. Fui a um laboratório fazer um exame médico. Ao sair com o carro, perguntei a Deus, o que posso fazer? E Clamei “Ajuda-me Senhor!” No mesmo instante passei por um posto de gasolina que continha na parede, em letras gigantescas, uma grande verdade bíblica: “O Senhor é meu Pastor, nada me faltará” (Salmos 23.1). Obrigado Senhor, por me salvar. Sozinho eu não conseguiria. Eu sei que nada me faltará, se minha confiança estiver em ti; se sempre o tiver como meu Senhor, meu Pastor.

Oração: Paizinho querido, preciso de ti e sei que não vou sair desta situação sozinho. Entendo que tu somente podes tornar desesperança em esperança, angustia em paz, derrota em vitória, medo em coragem e morte em vida. Salve-me Senhor. Salve minha casa, meu lar, meus irmãos. Confio nas tuas promessas sei que sozinho nada poderei fazer. Sei que tu, somente tu, podes me ressuscitar.