Nunca Serei Esquecido

O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele. Não temerá más noticias; seu coração está firme, confiante no Senhor” Salmos 112.6-7.

Uma das mais belas promessas de Deus nós encontramos no texto de Salmos 112.6-7. Li uma piada recentemente que gostei muito: “Um senhor pergunta a três outros senhores como eles deveriam ser lembrados no dia de seu funeral. O primeiro diz que desejava ser lembrado como um homem bom. O segundo disse que desejava que as palavras das pessoas naquele momento fossem que ele tinha sido um excelente pai de família e esposo muito carinhoso. O Terceiro diz que no seu enterro todos dirão: Ele foi um homem que fez o bem para todos. Entretanto, o quarto, mais sábio que os demais, disse: no meu enterro quero que gritem bem alto: Ele se mexeu”.

Acredito que todos querem ser lembrados e nunca esquecidos. Mas será que seremos esquecidos?

A Bíblia afirma que para não sermos esquecidos é necessário sermos justos. Homens e mulheres do Senhor que não balançam nas adversidades. Não balançar quer dizer: não ser inconstante, confiar sempre na providência do Senhor. Entretanto, há muitos homens que buscam serem bons para não serem esquecidos. Jesus, servo tão bondoso e misericordioso afirmou que: “Só há um bom, meu Pai que está nos céus”. Deus é que não deve ser esquecido. Jesus nos ensina assim que nosso esforço para sermos bons não vale muito se o mundo não ver o amor de Deus em nós, aliás, se não ver a glória de Deus em nós. Assim seremos para sempre lembrados.

Outros buscam serem lembrados por fazerem grandes obras. Porém, elas todas perecerão. E algumas obras só satisfizeram o ego dos que já partiram. Jesus nos ensina que a maior obra a ser realizada é amar como Ele amou, é perdoar como Ele perdoou, é viver como Ele viveu. Sim, Jesus veio dos céus não somente para morrer por nós, mas para viver por nós e nisso chegou a ponto de até morrer por mim e por você. Ele veio para nos ensinar: a viver e a morrer. Por isso, Ele é eternamente lembrado. Antes de morrer Jesus brada aos céus “Pai, porque me abandonaste?”. Que dor tremenda é imaginar morrer longe de Deus. Por isso, é agradável aos olhos do Pai, vivermos na sua presença constantemente. Não como um ídolo, um símbolo, uma lembrança, um ritual, uma força, uma energia, mas como uma pessoa que está conosco, todos os dias de nossa eternidade, que é nosso socorro, nossa fortaleza, nossa força, nosso respirar. Estás procurando livrar-se de problemas, dores, perseguições e tribulações sendo bom, deixe Deus ser bom para ti. O procure de todo o vosso coração.

Lutas para ser alguém a ser lembrado? Não se esforce, deixe Deus trabalhar em sua vida. Se renda a Ele e Viva na presença agradável de Deus. Seja justo como justo Ele é. Não se abale na tribulação, coloque seus pés em rocha firme, não temas as más noticias, confie no Senhor, não vivas para ser lembrado, mas para que Deus seja lembrado em ti. Aliás, este é um bom conselho, não vivas mais tu, mas Cristo, viva em ti. Assim serás lembrado como aquele que sempre amou incondicionalmente. Não espere se mexer depois que a morte chegar, mexa-se agora, e procure a presença amorosa do Pai que fará você viver para sempre.

Oração: Que eu diminua e que sua presença em mim cresça para que eu nunca seja esquecido. Por suas obras e o seu amor serei lembrado. Pai, nunca me esquecerei de Ti. Me salva, do dia mal. Eu sou teu, meu Jesus.