Uma Vida Que Não Se Consome – Parte 02

Moisés cuidava das ovelhas e das cabras de Jetro, o seu sogro, o sacerdote de Midiã. Um dia Moisés levou o rebanho para o outro lado do deserto e foi até o monte Sinai, o monte sagrado. Ali o Anjo do SENHOR apareceu a ele numa chama de fogo no meio de um espinheiro. Moisés viu que o espinheiro estava em fogo, porém não se queimava. Então pensou: ‘Que coisa esquisita! Por que será que o espinheiro não se queima? Vou chegar mais perto para ver’” (Exodo 3.1-3 NTLH).

Encontrei Eleni pessoalmente apenas duas vezes. Na primeira vez encontrei um homem que lutava bravamente contra o câncer, mantinha sua fé e tinha uma força que me levou a escrever uma meditação com o título: “Uma Vida Que Não Se Consome”. A segunda vez, ontem, depois de menos de dois meses, seu espírito não estava mais presente.

Deus chamou a atenção de Moisés através de um arbusto que não se queimava. Deus chamou minha atenção através da vida de Eleni: Uma vida que não se consome. O câncer venceu o corpo, mas não venceu a fé de Eleni.

Quando colocamos nossas vidas nas mãos de Deus e descansamos nas mãos dEle, nos tornamos como arbustos em chamas cujo fogo não consome. A vida pode ter seus embates, mas quando submetidos à graça de Deus, essas lutas não nos consomem. Mais ainda, nós chamamos a atenção, porque Deus tem algo a dizer para alguém.

O cunhado de Eleni falou que o conheceu mais ainda depois da doença. Ela abre nossos olhos para a realidade da vida. Assim como Moisés se aproximou para ver aquele arbusto que queimava e não se consumia, me aproximei para ver a vida daquele homem que não era consumido. E Deus falou sobre a fé que está acima do sofrimento, acima das circunstâncias.

Corrie Ten Boom escreveu: “Sempre ouvi as pessoas dizerem: ‘Como Deus é bom! Nós oramos para que a chuva não caísse no dia do piquenique da igreja e olhem que tempo maravilhoso!’ Sim, Deus é bom quando ele manda o tempo bom, mas Deus também foi bom quando permitiu que minha irmã, Betsie, morresse de fome diante de meus olhos em um campo de concentração alemão. Lembro de uma ocasião em que estava desanimada ali. Tudo ao nosso redor estava tão negro e meu coração estava cheio de escuridão. Lembro de falar para a Betsie que pensava que Deus havia esquecido de nós. ‘Não, Corrie,’ disse Betsie, ‘Ele não se esqueceu de nós. Lembre da Palavra dEle: Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem**”. Corrie conclui: “Há um oceano do amor de Deus disponível – há suficiente para cada pessoa. Que Deus permita que você nunca duvide desse amor vitorioso – qualquer que seja a circunstância”.

A vida é injusta. O Câncer é injusto. Nós nos confundimos quando associamos Deus com qualquer um dos dois. A vida aqui é apenas um piscar de olhos diante da eternidade. Estamos sujeitos à vida e também aos seus efeitos. Mas temos a certeza de que Deus é soberano sobre o câncer e o que ele faz é melhor do que qualquer coisa, melhor que a vida presente. Ele se importa comigo, com você, com o Eleni e com seus familiares.

Nós cantamos ontem que nenhuma folha cai sem que Deus o permita. Não conseguimos ver todo o quadro da vida. Somos limitados. Sabemos apenas o ontem e muito mal o agora. Deus vê tudo, Ele vê todo o quadro, Ele vê a eternidade. Deus levou o Eleni, Ele é soberano.

Quando meu pai descansou, uma prima ligou e falou da experiência dela. Uma coisa que chamou a atenção foi que, com o tempo, a dor vai passando e fica a saudade, a lembrança dos bons tempos e das coisas que poderíamos fazer juntos. Assim como meus pais, que ensinaram tantas coisas que constantemente me lembram de como viver a vida Cristã, Eleni, mesmo depois de morto, ainda vai falar*, assim como nós que enfrentarmos a vida com fé.

Nossa oração hoje é por Ênia e seus dois filhos com Eleni. Que Deus os console, mas também console e fortaleça a fé deles e de todos os que hoje enfrentam lutas, sejam quais forem, alguns durante anos. Que sua fé não seja abalada, mas que chamem a atenção como arbustos que não se consomem, pois Deus é quem os fortalece.

* Hebreus 11.4c, ** Salmo 103.11