O Sentido da Prosperidade – I

E nasceram a José dois filhos […] E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição” Gênesis 41.50-52

Tenho me alegrado com a história de José. Alguns felizes comentaristas cristãos da Bíblia sempre viram em José a imagem do filho de Deus.

O texto do capitulo 41 do livro de Gênesis nos conta a bela história de ascensão e exaltação de José como governador do Egito. Vamos contar a história:

O Faraó teve um sonho: Achava-se às margens do Rio Nilo e viu subir 07 vacas bonitas e gordas para pastarem. Atrás das 07 vacas gordas surgem 07 vacas magras. As 07 vacas magras e feias devoram as 07 vacas gordas e bonitas.

Faraó então acorda assustado, mas logo depois adormece e sonha pela segunda vez. Viu então: 07 espigas bem graúdas e belas saindo do mesmo caule. Atrás delas brotaram 07 espigas chochas e ressequidas que engoliram as 07 espigas graúdas e cheias.

Pela manhã, com Espírito conturbado, mandou chamar todos os advinhos e sábios do Egito. Contou-lhes o sonho e, ninguém conseguiu interpretá-lo.

O copeiro-mor do Faraó lembrou-se então de José que se encontrava ainda preso e diz ao Faraó que conhecia alguém que poderia interpretar os sonhos do Faraó.

O faraó então mandou trazer José e lhe disse: “Tive um sonho, sei que és interprete, apesar de crer que não existe alguém que possa interpretá-lo. Porém, ouvir dizer que apenas ouves um sonho e logo o interpretas” A resposta de José é impactante e responde a nossa primeira dúvida. “Não eu, mas Deus dará uma resposta plausível ao Faraó”. Na vida de José era Deus que fazia, era Deus que trabalhava, era Deus que protegia, Era Deus que abençoava.

Ele então interpreta o sonho: As 07 vacas gordas e 07 espigas cheias são 07 anos de fartura na terra do Egito. As 07 vacas magras e as 07 espigas chochas são 07 anos de fome e carestia em toda terra. A repetição do sonho por duas vezes significa que o fato já está decretado e Ele se apressa em executá-lo.

Pede então que Faraó “nomeie fiscais pelo país e recolha a 5ª parte das colheitas do Egito durante os 07 anos de fartura”. Reúnam todos os viveres dos anos bons que viram e por ordem de Faraó, armazenem o trigo e os guardem como provisão nas cidades, a fim de que o país não pereça de fome.

Estas palavras agradaram Faraó e todos os seus servidores. Que disseram: “poderíamos, por acaso, encontrar outro homem dotado do espírito de Deus?” IMPORTANTE: PRECISAMOS DE MAIS HOMENS E MULHERES ASSIM. QUE O MUNDO VEJA QUE SÃO DIRIGIDOS PELO ESPIRITO SANTO. QUE SÃODOTADOS DO ESPIRITO DE DEUS. AH, SE HOUVESSE JOSÉs NO MUNDO!

Faraó então se dirigindo a José diz: “Não há ninguém mais sábio e inteligente como tu. Serás tu que governarás meu palácio. Só pelo trono serei maior que tu. Eu te ponho a frente de todo Egito”. Ele tirou o seu anel da mão e colocou em José. Mandou vesti-lo com vestes de linho fino e lhe pôs um colar de ouro.

Quando o carro de José surgia os arautos gritavam: “abram caminho” tamanho era o poder de José. José chega escravo em terra estranha e se torna maior autoridade do Egito. Isso é prosperidade.

Ele anda por todo Egito. Chega a reunir trigo em tamanha quantidade como as areias do mar, de maneira que desistiu de contá-lo. Porque ultrapassava toda a medida.

DEUS ABENÇOA QUEM DEIXA DEUS ABENÇOAR
DEUS ABENÇOA QUEM DEIXA DEUS TRABALHAR
DEUS ABENÇOA QUEM DEIXA DEUS FAZER.
COM BENÇÃOS SEM MEDIDA.
COM PROSPERIDADE SEM MEDIDA.

Estamos quase lá. Na segunda parte encontrarás o Sentido da Prosperidade.

Oração: Senhor meu Deus, Sonda meu coração. Veja se há em mim algo que não te agrada e enche-me do teu Espírito. Sei que tu desejas o melhor para mim. Antes que venham os maus dias, quero te pedir abençoa-me Senhor. Trabalhe em minha vida. Abençoe a minha vida com bênçãos sem medidas, para que eu possa abençoar meus irmãos