Aquietai-vos e Sabei que Eu Sou Deus

Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” (Salmos 46.10-11).

É fácil deixar nossas tragédias nos sufocarem até que percamos Deus de vista. Às vezes nossas vidas vão de problema em problema e nos envolvemos neles de uma maneira que o tempo nunca é suficiente. Envolvemo-nos em um ativismo desenfreado.

Nas horas difíceis então, um dos primeiros impulsos é tomar as rédeas da situação em nossas próprias mãos. Queremos resolver tudo. Mas enquanto é verdade que há momentos em que Deus quer que nos levantemos para resolver o problema, há momentos também quando Ele nos diz para pararmos, ficarmos quietos e deixarmos que Ele faça o trabalho. Nesses momentos, não importa o quanto nos esforçamos (quando tentamos até dar uma ajudinha, porque Deus parece demorar demais a fazer algo), mas só fazemos as coisas piorarem. Em nossa sociedade, de agendas lotadas, o Salmo fala sobre a coisa mais difícil de fazermos: parar. Deus nos diz: “Aquietai-vos. Eu sou Deus e posso resolver isso”.

“Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus”. Às vezes Deus quer que nós fiquemos parados. Parados o tempo suficiente para saber quem é Deus e ver o que Ele está fazendo. Parados para lembrar o que Ele tem feito e o que certamente ainda vai fazer. Parados o tempo suficiente para ver as coisas da perspectiva dEle. Parados para deixar de lado nosso egoísmo, nossos pecados, nossos planos, nossos conceitos. Parados até entregarmos toda a nossa vida e vontade a Ele.

Deus diz: aquietai-vos. A palavra usada aqui significa: “abandonar-se, relaxar, parar de se esforçar”. “Aquietai-vos…” quer dizer literalmente: relaxe e tire suas mãos. Quer dizer “afundar”, se entregar, como se estivéssemos sentando e afundando em uma cadeira. Traz a figura de um soldado que larga suas armas, pára de lutar, baixa a defesa e relaxa todo o corpo, porque o perigo passou.

Deus disse a Jeosafá: “Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, FICAI PARADOS e vede o salvamento que o Senhor vos dará” (2 Cron 20.17). Ele também disse a Moisés: “Não temais; AQUIETAI-VOS e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver” (Ex. 14:13).

“Aquietai-vos…” deixe que Deus faça o que Ele quer fazer! “Aquietai-vos…” veja o que Deus vai fazer. “Aquietai-vos…” conheça-O de uma maneira que nunca conheceu antes. Deus está no controle. Então aquiete-se nas mãos dEle e deixe que Ele seja Deus.

Oração: Deus, eu não posso mais confiar em meus esforços, em minha força. Paro e agora e decido entregar toda a minha vida e meus planos em tuas mãos. Quero te conhecer como Deus, como tu queres e como tu és. Amém.