Quem Está no Controle?

A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz” (Romanos 8.6 – NVI).

Esta semana eu e minha esposa conversamos com um psicólogo a respeito de um tratamento médico que estamos fazendo e como lidamos com a possibilidade de o tratamento falhar. Lá pelas tantas, ele me perguntou: “Vi uma emoção em você. O que foi? Raiva? Medo? Ansiedade?”. Sinceramente acho que não senti nada. Mas ele me disse: “É muito difícil o homem dizer o que sente. O homem tem desejo de estar no controle de tudo, principalmente das emoções”.

Ao parar para escrever este texto, aquelas palavras me vieram à mente. Nós, seres humanos, queremos ter todos os aspectos de nossa vida sob controle. Temos a maioria das coisas planejadas: o que vamos fazer hoje, que horas, por onde, quanto vai custar, como vamos fazer, além dos motivos e justificativas. E tem que ser do nosso jeito.

Mas e quando as tragédias nos atingem e nossos planos vão por água abaixo? Nós temos planos para o nosso dia, emprego, dinheiro, estudo, filhos, casamento, cônjuges, tratamentos médicos, mas se algo errado acontece, lutamos de todas as formas para resolvermos os problemas e as coisas só pioram. A primeira coisa que percebemos com tristeza e em extrema humilhação é que somos muito pequenos diante das coisas e que não temos controle sobre nada.

Mas Deus tem todas as coisas sob controle! Mesmo que à primeira vista pareça que tudo está errado, Ele está no controle de tudo. Ele sabe o que é melhor para mim e para você, ainda que nos justifiquemos dizendo que se as coisas acontecessem de tal modo seria melhor. No final entenderemos que o que Deus estava fazendo era muito melhor do que nós poderíamos imaginar. “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam” (I Cor. 2.9).

Enquanto estiver lutando com Deus para controlar as coisas, você só perde. Você precisa entregar o controle de sua vida de volta para Deus e deixar que Ele tenha controle total sobre você. Diga para Ele hoje que você está cansado de lutar. Que você quer que ele tenha autoridade total sobre sua vida.

Nós entregamos o tratamento médico, nossos planos, nas mãos de Deus bem antes de começarmos. Deus está no controle do problema e o que Ele fizer será maravilhoso, mesmo que não seja o que eu e minha esposa queremos. Entregue seus planos a Ele também. Deixe que Deus esteja no controle de sua vida. Ainda não é tarde.

Oração: Deus, a luta para ter minha vida e as circunstâncias sob controle esgotou todos os meus recursos. Entrego todos os meus planos em tuas mãos. Toma o controle sobre minha vida e me conduz em paz e consolo para onde tu queres. Amem.