Consolados para Consolar – Os amigos de Jó

De longe eles não reconheceram Jó, mas depois, quando viram que era ele, começaram a chorar e a gritar. Em sinal de tristeza, rasgaram as suas roupas e jogaram pó para o ar e sobre a cabeça. Em seguida sentaram-se no chão ao lado dele e ficaram ali sete dias e sete noites; e não disseram nada, pois viam que Jó estava sofrendo muito”. Jó 2.12-13 (NTLH)

Nossa primeira reação ao sofrimento é perguntar por que estamos sofrendo. Uma das respostas mais claras em relação ao sofrimento é que através dele nós temos forças para ajudar outros com o mesmo consolo que Deus nos dá.

Os amigos de Jó rasgaram suas roupas, choraram, gritaram e passaram sete dias e sete noites sentados ao lado de Jó sem falar nada porque viram que a dor de Jó era grande. Se somente sentarmos ao lado de quem está sofrendo e nos identificarmos com a dor dessa pessoa e a ouvirmos, nós já estamos ajudando.

Não são as palavras e os conselhos rápidos que ajudam. Quem está sofrendo não precisa ser bombardeado com conselhos. O amor é a chave. A Bíblia diz em I Coríntios 13.1 (NTLH): “Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino”. Nossos conselhos às vezes soam como o barulho de um sino para quem está sofrendo.

Quem está sofrendo precisa apenas que alguém se sente ao lado em silencio e identifique-se com a dor. Quando chegar o momento certo, as palavras poderão ser ditas, mas nada ajudará mais do que nossa presença e nosso ouvido. Posso dizer isso, porque passei pela mesma coisa.

Você sofreu e pode estar ainda sofrendo. Muitas pessoas ao seu redor podem estar sofrendo também. Às vezes é difícil perceber porque faz parte da cultura atual esconder o que sentimos e mostrar força, a tristeza é sinal de fraqueza. A Bíblia diz que devemos compartilhar nossos sofrimentos. Diz também para compartilharmos nosso consolo.

E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação” (2 Coríntios 1:7).

Oração: Senhor Deus, alguém próximo de mim está sofrendo. Ele ou ela pode estar segurando a dor e sofrendo mais ainda por causa disso. Que eu possa ajudar com o mesmo consolo que recebo de ti. Amem.