Íntima Compaixão

E o Senhor Jesus ensinou: “Descia um homem de Jerusalém para Jericó e, foi assaltado por criminosos, os quais o despojaram, e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho um sacerdote; e, vendo-o prostrado, passou de largo. E de igual modo, também, um levita, chegando àquele lugar, e vendo-o, passara de largo. Mas, um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele, e vendo-o, moveu-se de ÍNTIMA COMPAIXÃO. E aproximando-se, atou-lhe às feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre seu cavalo, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; e , partindo no outro dia, tirou alguns dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e, tudo o que de mais gastares, eu to pagarei, quando voltar. Qual, pois destes três, vos parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? O que usou de Misericórdia para com ele. Ide, pois e fazei da mesma maneira.” LUCAS 10:30-37

Li no jornal O Globo que um rapaz vindo de carro de sua faculdade, tarde da noite em São Paulo, parou seu carro na marginal Pinheiros para socorrer um motorista que precisava de ajuda. Ao sair do carro, foi atropelado violentamente por um caminhão vindo a falecer no mesmo local. Quanta injustiça! O jovem de 20 e poucos anos, estudante, bom filho, perde sua vida movido da mais intima compaixão. Li o depoimento de seu pai que disse: “Eu faria o mesmo. Ele fez o certo”.

A Esperança que tenho em ti, é que sejas movido de íntima compaixão. Acredito que, é este, um grande desejo do Pai. Jesus desejava tornar você e eu, homens e mulheres, dependentes da mais intima compaixão.

Descobri na Wikipédia que Compaixão, do latim compassione pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão freqüentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outra pessoa, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão é freqüentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.

A compaixão diferencia-se de outras formas de comportamento prestativo humano no sentido de que seu foco primário é o alívio da dor e do sofrimento alheios. Entendo, então que Jesus desejava que na essência do nosso ser, no nosso intimo, no nosso coração, em nosso DNA a compaixão fosse algo a ser vivido.

Quem então seria movido pela mais intima compaixão?

1 – Quem é mais perseguido, quem sofreu – Os judeus ortodoxos consideram os samaritanos por descendentes de populações estrangeiras, que adulteraram a religião hebraica. Não são considerados judeus pelos religiosos, são povo separado e menor. Deles não se podia esperar compaixão. Mas Jesus, com a parábola do Bom Samaritano, diz para aqueles que sofrem, que choram, que estão no vale, que são perseguidos: O sentido do seu sofrimento é ajudar o próximo. O sentido de sua queda é levantar o caído. O sentido de sua fome é dar o que comer. O sentido de sua destruição é edificar a casa e a vida de alguém. Seja movido de intima compaixão.

2 – Quem conhece intimamente a Jesus – Jesus sofreu por amor. Morreu numa rude e terrível cruz por mim e por você. Quem conhece intimamente o seu salvador, nunca mais será o mesmo. Ele morreu para aliviar as nossas dores. Jesus resolveu morrer por mim e por você para que o pecado que nos condena, nos faz sofrer, nos separa de Deus, fosse eliminado de nossas vidas. Nós os maiores sofredores da face da terra recebemos a graça de um Rei e Salvador movido pela mais intima compaixão por nós. Quem conhece a Jesus não é altruísta, é homem movido de intima compaixão.

Estás sofrendo? Estás passando pelo vale da sombra e da morte? Tens fome e sede de justiça? És perseguido pela injustiça dos homens? Entenda que conhecendo a Deus e movido da mais intima compaixão esquecerás do seu sofrimento e viverás mais feliz, levantarás o próximo. Andarás de cabeça erguida. Farás somente aquilo que é certo. E o Pai o recompensará dizendo. Meu filho(a), você fez o certo. É a promessa de Deus para sua vida!

Quem perder a sua vida por amor a mim, acha-la-á.

Deus o abençoe!

Oração: Pai encha-me com um espírito de amor. Que minha vida seja regida pelo Senhor Jesus que cheio de amor por mim, morreu para que eu tenha vida. Quero ser aprovado por Ti. Que eu exale cheiro bom e suave para ti. Que eu seja um servo movido por intima compaixão.