A Tristeza Demora Demais a Passar

A tristeza, a saudade e a dor voltam sempre e inesperadamente nos colocando para baixo. Parece que cada passo que conseguimos dar adiante, voltamos dois atrás. Às vezes a dor demora demais a passar.

Às vezes queremos acelerar o processo para que aquilo que nos feriu fique para trás, mas não adianta. Lembre-se: a dor que você sente hoje é normal e necessária.

Conheci um casal de missionários em São Paulo cujo filho foi morto quando um colega, manuseando uma arma, inadvertidamente deu um tiro nele. Ainda hoje, mais de quinze anos depois, eles ainda sentem a dor daquele dia em que o filho faleceu. Outro, mais de dez anos depois, ainda sente a falta da esposa com quem viveu anos e que o abandonou. Ainda sinto saudades de meu pai, com quem tinha tantos planos quanto ao futuro, ajudando com meus filhos. Sinto saudades de minha mãe que veio passar uns dias conosco e Deus a chamou quando estava em minha casa – Alguém, querendo ajudar, pode ser tentado a dizer: “Muito tempo já passou, pára com isso! Pelo amor de Deus, onde está sua fé em Cristo?”.

O Dr. Larry Crab, que perdeu o irmão em um acidente de avião, disse: “O fato de conhecer a Deus e o consolo que ele dá, não apaga a tristeza, mas esse conhecimento nos dá forças no meio da dor. Enquanto não chegar o dia em que eu for para casa, no céu, haverá uma dor que não passa. Para mim o processo de luto não se trata de me livrar da dor, mas de não ser controlado por ela”.Nós vemos em Salmos que Davi se preocupou com a tristeza que sentia e clamou ao Senhor. E depois ele deixou o tempo nas mãos de Deus:

“Tem compaixão de mim, pois me sinto fraco. Dá-me saúde, pois o meu corpo está abatido, e a minha alma está muito aflita. Ó Deus, quando virás me curar? Vem salvar a minha vida, ó SENHOR Deus! Por causa do teu amor, livra-me da morte” (Salmos 6.2-4).

“Estou cansado de chorar. Todas as noites a minha cama se molha de lágrimas, e o meu choro encharca o travesseiro. Por causa dos meus inimigos, os meus olhos estão inchados de tanto chorar, e quase não posso enxergar” (Salmos 6.6-7).

Meu amigo Josival Júnior me mandou recentemente um vídeo com a música “This Too Shall Pass” (Isso Também Vai Passar), cantada por Yolanda Adams onde diz que Deus sabe que as pesadas correntes da tristeza são fortes, mas com a força dEle, você vai superar. … Ele nunca dará a você uma dor mais forte do que possa suportar. – Com base em tudo o que já passei, posso dizer: Pode nem sempre ser da forma que queremos, mas será sempre a melhor e o consolo dEle será infinito.

Oração: Pai, eu não posso dizer quando minha tristeza, minha dor vão começar ou terminar. Obrigado por estar comigo. Me consola e me suporta porque eu confio em Ti. Amém.