Consolo Diante da Morte

A perda de um ente querido é provavelmente o período mais difícil na vida de qualquer pessoa. A tristeza parece nunca ceder e às vezes parece ser insuportável.

A Bíblia não diz que nós não devemos nos entristecer pela partida de alguém. Pelo contrário, diz que se um cristão morre não nos entristecemos como aqueles que não têm esperança… Nós temos esperança hoje, pois não é pelo desejo, mas pela certeza de que os nossos estão no céu e que os veremos novamente se eles se abraçaram a Cristo durante suas vidas. Certamente se o fizeram, Cristo os está abraçando agora.

É difícil saber o que dizer em uma hora de perda para os que ficam. Sempre fica a ideia de que quem foi, partiu muito cedo! Vinte anos, trinta anos, sessenta anos, sessenta e quatro anos de vida é muito pouco tempo. É morrer jovem. Mas mesmo aos oitenta anos parece ter sido muito pouco tempo de vida para quem amamos.

Quem parte, deixa a saudade, a lembrança de dias felizes, também os de conflito certamente, mas agradecemos a Deus por tudo que nos deu através da vida de nossos amados.

Certamente Deus entende o que sentimos. Jesus chorou diante da morte de seu amigo Lázaro. É nesses momentos que todos nós precisamos de consolo, conforto, descanso, esperança e paz. Tudo isso pode ser encontrado em Cristo.

Jesus disse: “Deus me enviou… a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos…”. (Lucas 4.18-19)

Deus entende a tristeza. Ele sabe o que é perder um amado… Ele perdeu um filho! Mas Deus mais do que entende, ele compartilha de nossa tristeza. E Ele removerá essa tristeza se deixarmos que o faça!

Para aqueles que abraçaram a Cristo e o conhecem pessoalmente, a morte é um descanso, a mudança para um novo lar.

Imagine nosso amado…
– Passar por uma tempestade e descobrir a calma eterna…
– Acordar em uma praia e descobrir que é o céu…
– Segurar uma mão e descobrir que é a mão de Deus…
– Respirar um novo ar e descobrir que é o ar do céu…
– Encontrar uma nova força e descobrir que é a imortalidade…
– Caminhar nos céus e descobrir que está em casa…

“O choro pode durar uma noite,
mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30.5)